Um blog criado a 4 mãos, uma parceria entre irmãs, para comentarmos sobre os livros que lemos, e compartilhar opções de boa leitura.
Escolha um livro, pegue uma xícara de café e venham me desfolhar, sintam-se à vontade.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A última Dança de Chaplin



Título: A Última Dança de Chaplin
Autor: Fabio Stassi
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Pag: 222




"Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria."



Na noite de 24 de Dezembro de 1971, um homem de oitenta e dois anos acende a luz do cômodo. Sentada na poltrona ao lado da janela esta a Morte, envolta em uma capa.

A Morte: Estava esperando você.


É assim que começa a narrativa do livro A Última Dança de Chaplin, o já idoso e  genial ator tem na época seu filho caçula Christophe com 9 anos e decide propor  um acordo  à Morte, se faze-la rir, ela lhe concede mais um ano de vida. E todo ano no Natal a Velha Senhora volta à chamá-lo, e será preciso mais do que a técnica de um grande ator para faze-la dar ao menos uma risada....

Numa época onde a pessoa se fazia sozinha, e não era fácil correr atrás de seus sonhos com o alcoolismo do pai a doença mental da mãe, a infância pobre.

“Sim, quantas vezes nascemos para a vida? Tantas que precisamos logo aprender a nos criarmos sozinhos, a não parar de nascer. A Consciência de ser outra pessoa, de estar em outro lugar, me encheu de felicidade."


Nos capítulos onde a morte vem buscá-lo a diagramação do texto é como numa peça de teatro. Com as falas marcadas. 
Fala o Personagem e não homem Chaplin.

Quando entra em cena o pai, o texto tem narrativa mais sentimental e saudosista, pois a princípio a história foi escrita baseado em uma carta que Chaplin escreveu para seu filho, contando sobre sua vida.


O livro mistura fatos reais com ficção, na verdade muito mais fictício do que real e achei sinceramente que seria mais dinâmico e instigante, mas sege sem grandes emoções, chegando a ter capítulos bem “arrastados”. Eu esperava mais do livro que trata da vida de um gênio da 7ª arte, do homem que satirizou Hitler em pleno 1940, que subiu ao palco pela primeira vez aos 5 anos de idade ao perceber q a mãe, já com problemas mentais esquecera o texto, que chegou a ser interno em um abrigo para crianças órfãs, que fazia rir ou chorar sem ter que dizer uma palavra... Enfim, eu achei o livro fraco.

Charles Spencer Chaplin, morreu em Vevey, na Suíça, no dia 25 de dezembro de 1977, aos 88 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário