Um blog criado a 4 mãos, uma parceria entre irmãs, para comentarmos sobre os livros que lemos, e compartilhar opções de boa leitura.
Escolha um livro, pegue uma xícara de café e venham me desfolhar, sintam-se à vontade.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

O que a vida me ensinou


Título: O que a vida me ensinou
Autor: Marcelo Silva
Editora: Saraiva

Ano: 2013
Páginas: 174












Este é o tipo de livro que deveria ser lido (e até relido) por muitos "lideres" e por todos aqueles que pensam sê-lo um dia.

O foco principal do autor e sua dica de boa liderança, é a valorização das pessoas. Acredito que muitos supostos lideres se perguntarão "o que é isso?" bem pq o que mais vemos nas grandes empresas é a valorização da busca incondicional por lucros, a todo e qualquer custo. E as pessoas? Bem, elas são números!
No livro o autor trata do óbvio, muitas vezes ignorado; "gente feliz trabalha mais e melhor!" Valorizar a pessoa e seu desempenho faz com que este busque sempre fazer o melhor, e isso consequentemente traz benefícios à empresa como um todo. 


Marcelo Silva é diretor-superintendente do Magazine Luiza, no livro ele compartilha com o leitor histórias pessoais e profissionais, cita pessoas e situações que o ajudaram a aprender e crescer, fazendo com que o leitor reflita sobre cada história contada, como exemplo de lição de vida e também de crescimento profissional.

"As pessoas costumam retribuir a confiança que é nelas depositada. Um ou outro pode não corresponder, com certeza. Mas a maior parte dos profissionais, nos diversos extratos hierárquicos, devolve empenho e resultados quando recebe atenção e respeito."

"A vida me ensinou que os líderes são avaliados basicamente pelos resultados financeiros. O melhor gestor é, nessa visão, aquele que acumula mais lucro em menos tempo. Mas há uma relação entre integridade e resultado. Muitas vezes, o indivíduo na posição de comando releva erros, mentiras e pequenas trapaças de um subordinado que contribui na geração de lucros. Nesses casos, as empresas sabem que estão chocando o ovo da serpente."


Outros autores da coleção "O que a vida me ensinou"
Mario Sergio Cortella
Heródoto Barbeiro
Washington Olivetto
Amalia Sina

Reinaldo Polito
Frei Betto

Um comentário:

  1. Este livro deve ser muito bom para quem está começando a trabalhar ou para quem quiser resultados diferentes no trabalho. Lerei.

    ResponderExcluir