Um blog criado a 4 mãos, uma parceria entre irmãs, para comentarmos sobre os livros que lemos, e compartilhar opções de boa leitura.
Escolha um livro, pegue uma xícara de café e venham me desfolhar, sintam-se à vontade.

domingo, 15 de março de 2015

A mais pura verdade


Título: A mais pura verdade
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Gênero: Infanto juvenil
Paginas: 219
Ano: 2015







Recebi nessa sexta feira 13-03 o livro "A Mais Pura Verdade" como cortesia da Editora Novo Conceito.

Estava ansiosa por terminar a leitura já que a prévia tinha chegado um mês antes.

De fato, terminei o livro em um dia! Então vamos à resenha final.

"Mark resolve fugir de casa, os motivos não são claros no começo da história, mas logo percebemos que tudo envolve uma séria doença, câncer.

Montanha Rainier
Juntos vão seus apetrechos para realizar essa aventura e seu fiel e amado cachorrinho Beau. O objetivo de Mark é escalar a montanha Rainier em Seattle, mas para isso dar certo muitas coisas terão que acontecer de forma favorável à Mark, e ao longo do caminho ele vai percebendo que nem tudo é do jeito que ele imagina.

Mark deixa para trás sua cidade, seus pais aflitos, sua melhor amiga Jessie confusa sobre quais atitudes tomar. Mas no fundo o que ele queria mesmo era deixar a doença para trás, esquecer o hospital, o tratamento, as enfermeiras com vozes amáveis sempre perguntado se ele esta bem: "De vez em quando, mesmo as respostas corretas parecem erradas, se você não gosta da pergunta

Como uma criança encara as patologias mais sérias? Como sera esse desejo de fugir do seu destino, de encontrar a cura num outro lugar qualquer? De lavar a alma com lágrimas?

"Eu queria pedir que eles comprassem um bicho de pelúcia para mim, que me levassem para casa, mudassem meu nome e eu vivesse para sempre."

O livro é narrado na primeira pessoa, e enquanto Mark vai expondo seus sentimentos e aventuras, nos meios capítulos você fica sabendo o que acontece com os pais, e com Jessie.

Mark e Beau
Por ser narrado por duas crianças a leitura é leve e fácil, até ingenua. Mas da metade pro final comecei a achar um pouco exagerado que uma criança fuja, viaje sozinha com o cachorro, ele passa frio, fome, dorme ao relento, é roubado, passa mal o tempo todo devido aos sintomas do câncer,  passa quase dois dias debaixo de chuva e por fim uma forte nevasca os atinge, mas nada sério acontece a ele ou ao impermeável Beau, que passa praticamente um dia debaixo de neve sem proteção e sem nem ao menos espirrar, e mesmo sendo um pequeno cachorro doméstico soube identificar uma fenda no gelo em meio a uma tempestade de neve.

Outro detalhe é que a frase que da nome ao livro "A mais pura verdade" é um jargão repetido à exaustão no decorrer da narrativa, o que faz com que ela perca um pouco do seu impacto, na página 143, Wesley fala essa frase e pra mim soou estranha na voz de alguém que não o protagonista. 

É um livro direcionado ao público infanto-juvenil e nesse quesito cumpre sua função, mas ao público adulto se torna simples demais.



2 comentários:

  1. Esse livro parece ser lindo! Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas, se tiver, com certeza o lerei!
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata, leia sim, o livro a cada leitor de uma maneira diferente!
    Obrigada pela visita. Bjs

    ResponderExcluir