Um blog criado a 4 mãos, uma parceria entre irmãs, para comentarmos sobre os livros que lemos, e compartilhar opções de boa leitura.
Escolha um livro, pegue uma xícara de café e venham me desfolhar, sintam-se à vontade.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Como Quebrar a Maldição de um Dragão (Volume IV)

Título: Como Quebrar a Maldição de um Dragão
Autora: Cressida Cowell
Editora: Intrínseca
Páginas: 238
Ano: 2010











Esse é o 4º livro da série que para mim é uma das melhores séries infanto-juvenil.

No fim do livro anterior, "Como falar Dragonês" alguém foi picado por um Dragão chamado Vorpente Venenosa que tem um veneno letal, e o antídoto é o Vegetal-cujo-nome-ninguém-ousa-dizer. (O que me parece uma referência-brincadeira com Lord Valdmort!), logo percebemos que o enfermo é Perna-de-Peixe, o que deixa Soluço desconcertado em busca de uma solução!




E como nada é fácil na vida de Soluço, Perna-de Peixe só tem até as 10:00 do outro dia e o vegetal só é encontrado num outro continente chamado: "América". Inviável mesmo que Soluço fosse com o Dragão mais rápido de toda Ilha de Berk, bem porque é inverno em Berk, aliás o inverno mais frio dos últimos 100 anos, a maioria dos Dragões estão hibernando, todos os mares estão congelados, e o melhor meio de locomoção é usar os trenós puxados por Dragões-de-trenó-dentes-de-saber.



Mas pra sua sorte, ou azar, ele fica sabendo que existe um exemplar do Vegetal-cujo-nome-ninguém-ousa-dizer (pois da azar), e que  no caso é uma Batata!!!! Na tribo vizinha, a tribo dos Histéricos, liderada por Norberto; o Demente, que tem fama de atirar o machado primeiro e perguntar depois. E como se não bastasse, ainda devem tomar cuidado com um dos dragões mais terríveis, o Garra-da-Destruição.






E para isso Soluço conta com a ajuda de Camicazi filha de Bertha-a-Peituda chefe da Tribo-das-Ladras, Banguela seu Dragão-de-Jardim, e Caolho um Dragão Dente-de-Sabre.







A série é descrita como se fossem as memórias de Soluço, o maior herói Viking que já existiu. Mas na época ele era apenas um garoto magricela, baixinho e normal.... muito normal.

E Cressida Cowell  as tivesse traduzido do antigo norueguês, o que ela fez com grande satisfação pois ela foi criada entre Londres e uma ilha pequena pouco habitada ao oeste da Escócia. Sempre teve certeza de que ali viviam dragões, e por conta disso ficou encantada com a oportunidade de traduzir as memórias do maior Herói Viking de todos os tempos.
O epílogo sempre conta com o saudosismo de um Soluço já velho relembrando suas peripécias.

Banguela continua carismático e aprontando suas "artes."







As ilustrações estão cada vez melhores, dando ao livro uma característica 100% lúdica.

A narrativa é leve, despretensiosa, continua engraçada de forma à agradar a crianças e adultos. 
Recomendo!

4 comentários:

  1. Pena que minha filha já cresceu pois essa é uma série que certamente compraria para ela. Mas como tenho uma sobrinha pequena ainda posso da-la de presente.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  2. É muito boa Gisele vale a pena, a série "O Diário de um Banana" também é boa, logo em breve posto a resenha, volte sempre.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Sou louco para ler essa série *-*
    Parabéns pela resenha, muito bem escrita.
    Já estou seguindo o seu blog e em nome da equipe do blog Jovens Leitores lhe desejo muito sucesso: http://jovens-leitores-brasil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruno, também adoro a série, principalmente o querido Banguela!
    Obrigada pela visita e volte sempre!
    Abraços.

    ResponderExcluir