Um blog criado a 4 mãos, uma parceria entre irmãs, para comentarmos sobre os livros que lemos, e compartilhar opções de boa leitura.
Escolha um livro, pegue uma xícara de café e venham me desfolhar, sintam-se à vontade.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

A Menina Que Não Sabia Ler

Título: A menina que não sabia ler
Autor: John Harding
Editora: Leya
Páginas: 282
Ano: 2010











A menina Florence de 12 anos e Glibe seu irmão de 8 anos vão morar na mansão Blithe, filhos de mães diferente ficaram órfãos muito cedo e seu tio passa a ser seu tutor, mas o tio em questão vive na Europa, sendo assim as crianças ficam por conta dos criados; Meg, Mary, John e a governanta Sra. Grouse.

O livro é um suspense (leve), narrado pela própria Florence, sob o ponto de vista de seus interesses: ler, brincar e proteger seu irmão de qualquer perigo ou suspeita dele, e é seguindo esse raciocínio que a trama vai se desenrolando.

No começo o livro é um pouco cansativo, arrastado, o tio de Florence é contra a educação feminina, já que a história se passa em 1891, então ela é proibida de estudar, mas ao vagar pela mansão ela encontra a biblioteca e fica maravilhada com os livros. Florence é uma menina inteligente e aprende a ler sozinha, dessa forma ela passa horas escondida na biblioteca sem que ninguém de por falta, lendo muitos livros, incluindo clássicos como Edgar Allan Poe. No começo essa "tranquilidade" de Florence só é quebrada pelas visitas do vizinho Theo Van Hoosier, que vive a lhe fazer poemas desastrosos...

E já que Florence não será alfabetizada, Glibe é mandado pra escola mas acaba expulso, e seu tio-tutor contrata uma preceptora pra lhe dar aulas em casa e é ai que as coisas começam a ficar estranhas. A primeira preceptora Sra. Whitaker morre acidentalmente no lago e a segunda preceptora, Sra. Taylor é a responsável por fazer Florence acreditar que algo muito suspeito e até mesmo sobrenatural acontece por ali.

A mansão é cheia de mistérios, sons, cheiros e muitos segredos... Florence costuma ter sonhos estranhos, as vezes vaga pela noite em crises de sonambulismo, e fatos misteriosos começam a acontecer após a chegada da Sra. Taylor. No desenrolar da trama o leitor fica em dúvida se é verdade ou se é tudo fruto da imaginação fértil da menina devido aos livros que lê sozinha, (o que seria minha aposta!). O autor não deixa isso claro ao longo do livro deixando que cada leitor tenha sua opinião sobre a história. O que alguns leitores podem não gostar, e outros podem achar que é uma brecha para que sua imaginação organize os fatos, dando forma a uma linha de raciocínio.

O final não é óbvio nem banal, chegando a ser desconcertante, talvez até um pouco exagerado levando em consideração uma menina de 12 anos ser a mentora de todo desfecho, ao mesmo tempo que entendemos que Florence sabe que está sozinha no mundo e precisa cuidar de si e de seu irmão.

Minha dúvida é: "Florence é inocente ou vilã?"


Observação: O título em português não condiz exatamente com a trama, pois a história não se baseia no fato dela não saber ler, mas nos mistérios que rondam a casa e seus personagens. O título original do livro é "Florence and Giles" muito mais apropriado, assim como a foto da capa que segue abaixo.



7 comentários:

  1. Uou, eu nunca tinha visto a sinopse, só tinha visto a capa, e não fazia ideia de que era um livro de mistério...
    Bom, mas eu acho que fiquei mais curiosa ainda agora haha!
    Pretendo ler :)

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pois é Luiza, a capa engana! kkkk leia sim e passe por aqui para nos dar sua opinião. Já esta nos seguindo? Vou no seu blog retribuir a visita! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Regiane,
    Gostei demais deste livro, o mistério, as reviravoltas...! De fato o título me enganou, mas não me arrependi nem um pouco.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    http://livrosrocknrolleoutrosvicios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Andreia, também gostei do livro, e já estou penando em ler a continuação!
    Já esta nos seguindo? Vou no seu blog retribuir a visita! Bjs

    ResponderExcluir
  5. caramba, o título não tem nada a ver! hahaha acho que colocaram esse título assim para ser um nome mais comercial, algo parecido com "A Menina que Roubava Livros", só pra chamar atenção do leitores e consumidores hehehe
    vou ler algum dia para ver como desfecho é!
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também penso isso Lívia, jogada de marketing, Quando você ler passe aqui para deixar sua opinião. Bjs

      Excluir