Um blog criado a 4 mãos, uma parceria entre irmãs, para comentarmos sobre os livros que lemos, e compartilhar opções de boa leitura.
Escolha um livro, pegue uma xícara de café e venham me desfolhar, sintam-se à vontade.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

A busca - Memórias da resistência.


Título: A busca - Memórias da resistência
Autor: Liszt Vieira
Gênero: História / Política
Editora: Hucitec
Páginas: 204
Ano: 2008










O livro traz um relato pessoal dos anos de chumbo, não só no Brasil como no Chile e na Argentina. O autor fala do seu envolvimento nas organizações de esquerda, da vida de alguns dos companheiros mais próximos, de sua participação no sequestro do cônsul japonês para libertação de presos políticos, de sua prisão, das torturas, dos assassinatos, do treinamento de táticas de guerrilha em Cuba, de sua vida no exílio, no Chile, na argentina e na França.
O autor deixa muito à desejar no quesito história e informação, é mais um relato pessoal, com trechos desinteressantes como suas namoradas e seu trabalho, que de nada acrescenta ao leitor, ainda assim é interessante ver a história do ponto de vista de um exilado, obrigado a deixar seu país, vivendo sem pátria, sem saber quando e se poderá voltar à sua terra e rever seus familiares.

"Lutávamos pelo socialismo, contra o capitalismo, mas acabou sendo uma luta pela liberdade. Uma luta de resistência democrática contra a ditadura."

"Naqueles anos de chumbo imperava a mediocridade. Não havia teatro, cinema, televisão que valesse a pena. A classe média estava anestesiada pelo milagre econômico. O povão trabalhava de dia, e de noite via novela. Os militares que não se dedicavam as nobres tarefas de torturar militantes ocupavam-se de enriquecer com a corrupção no estado. Fortunas foram feitas do dia para a noite, e a mídia, amordaçada, não podia investigar, muito menos publicar"




Jornal "O Globo" Dezembro de 1968


Nenhum comentário:

Postar um comentário