Um blog criado a 4 mãos, uma parceria entre irmãs, para comentarmos sobre os livros que lemos, e compartilhar opções de boa leitura.
Escolha um livro, pegue uma xícara de café e venham me desfolhar, sintam-se à vontade.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Egito dos faraós.


Título: Egito dos faraós
Autor: Airton Ortiz
Editora: Record
Gênero: Viagem
Páginas: 278
Ano: 2005











Airlton Ortiz convida o leitor à uma viagem ao Egito dos Faraós. O ponto de partida é a capital Cairo, uma cidade cheia de vigaristas e oportunistas, que, confesso, me fez gostar um pouquinho mais do povo brasileiro, além de colocar tal local na lista dos "lugares para não conhecer nunca."

"No saguão de desembarque fomos envoltos por uma turba de agressivos  taxistas, hoteleiros, cambistas, guias, vendedores ambulantes, biscateiros, desempregados, curiosos (...) Eles nos cercam com seus olhares gananciosos, nos tocam, nos apalpam, querem carregar nossas mochilas, quase as arrancam de nossas costas. Aproximam-se sorridentes, cheios de cortesias (...) são os modernos saqueadores, gente que trocou o ataque aos mercadores, pelos viajantes. Diante de nossa resistência começam a ficar impacientes, agressivos, não entendem pq não queremos dividir com eles nossas "riquezas." 

A viagem segue por Saladino, a cidadela que por mais de 700 anos foi residência dos governantes egípcios, tendo grande importância histórica, o autor descreve os principais pontos turísticos, as pirâmides, o comércio de dromedários, passa por Mênfis, Alexandria, o Deserto do Saara, O vale do Nilo, descreve as aventuras ao fugirem do roteiro turístico tradicional, e encerra o roteiro em Tebas e na famosa maldição da múmia.

O livro não se baseia apenas em um relato de viagem, o autor complementa o conteúdo com um pouco da história do povo árabe, da cultura, política, religião e costumes do país e de seu povo.
É sem dúvidas, uma ótima dica de leitura! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário