Um blog criado a 4 mãos, uma parceria entre irmãs, para comentarmos sobre os livros que lemos, e compartilhar opções de boa leitura.
Escolha um livro, pegue uma xícara de café e venham me desfolhar, sintam-se à vontade.

domingo, 16 de março de 2014

Alexandre e outros heróis.


Título: Alexandre e outros heróis
Autor: Graciliano Ramos
Editora: Record
Ano: 1962 (1° edição)
Páginas: 239












O livro traz histórias fictícias pertencentes ao folclore nordestino, contadas pelo personagem Alexandre, um velho vaqueiro e caçador, um grande contador de histórias, histórias que atraiam os moradores da vizinhança à ouvi-lo, histórias que o povo do interior adora contar, que todos sabem que é lenda, e ainda assim não se cansam de ouvir.

Alem das histórias de Alexandre, o livro tráz também mais dois textos; o primeiro é uma narrativa escrita para concorrer ao prêmio de literatura infantil do ministério da educação. Conta a história de um menino que era diferente dos outros, não tinha cabelos e tinha um olho azul e outro preto, vivia sozinho, e era zombado pelos demais garotos. Então ele entra em um mundo de imaginação, onde encontra um lugar em que todos os meninos são iguais à ele, todos sem cabelos e com um olho azul e outro preto, que vivem em um lugar completamente diferente do mundo real. Ali ele faz muitos amigos e descobre que lá também há meninos, de alguma forma, diferente dos demais.

O último texto, também escrito para concorrer à um prêmio literário, traz um resumo do Brasil republicano desde sua proclamação até os anos 30, citando governo por governo, com breves comentários sobre os principais acontecimentos. 


(Um livro um tanto eclético, não? Rs.)

Dois dos contos de Alexandre foram parar nas telas da Globo, confira no link:
Alexandre e outros heróis na tela da TV.

2 comentários:

  1. ...eu vi a adaptação datv e achei bastante interessante.
    http://www.dailymotion.com/video/x18ussj_alexandre-e-outros-herois-especial-dia-18-12-2013-parte-1_creation

    ...particulamente, não gosto de nada do Graciliano que li, mas,fiquei interessado neste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qdo quiser te empresto!
      Eu achei chato e cansativo... ZZZzzzZZZzzzZZZzzz...

      Excluir