Um blog criado a 4 mãos, uma parceria entre irmãs, para comentarmos sobre os livros que lemos, e compartilhar opções de boa leitura.
Escolha um livro, pegue uma xícara de café e venham me desfolhar, sintam-se à vontade.

domingo, 30 de março de 2014

A arte da felicidade - Um manual para a vida.




Título:  A arte da felicidade - Um manual para a vida
Autor: Dalai Lama e Howard C. Cutler
Editora: Martins Fontes
Gênero: Psicologia/Auto-ajuda
Ano: 2002
Páginas: 357









Você é feliz?
O que é felicidade para você?
O livro "A arte da felicidade" traz em uma mescla de religião, psicologia e auto-ajuda várias dicas sobre como ter uma vida mais feliz. O psicólogo Howard C. Cutler entrevista sua santidade, o Dalai Lama, sobre como levar uma vida com maior satisfação e bem estar. Quais os fatores importantes para conquistarmos a felicidade, bem estar e paz de espírito, e como colocá-los em prática na nossa vida. Uma rica conversa entre um psicólogo ocidental e um monge budista sobre fatos pertinentes à condição humana, como a dor, o sofrimento, a perda, a raiva, os problemas... Como lidar com essas situações e torná-las menos significativas na nossa vida.
Apesar da sua formação budista, o livro não é baseado apenas na religião, O Dalai Lama tem uma visão mais ampla, se mostra um profundo conhecedor da mente humana e do nosso comportamento perante as adversidades. Suas técnicas são baseadas no treinamento da mente, condicionando-a à um pensamento mais positivo, assim como as técnicas de psicoterapia e terapia comportamental que a ciência usa para combater vícios e maus hábitos. O Dalai Lama vai um pouco além desse conceito científico e acrescenta a importância de cultivarmos atributos positivos como o amor, a paciência, a compaixão, a generosidade, tendo em vista a ideia de que os estados mentais negativos são obstáculos para nossa felicidade e devem sempre ser substituídos por pensamentos e atitudes positivas, além da importância de termos bons relacionamentos humanos e desenvolvermos empatia.

"Se for possível, servir aos outros. Se não for possível, ao menos procurar não prejudicá-los. O propósito da nossa vida precisa ser positivo. Não nascemos com a finalidade de causar problemas ou prejudicar os outros. Para que nossa vida tenha valor, creio que devemos desenvolver boas qualidades humanas; o carinho, a bondade, a compaixão. Com isso nossa vida ganha significado, e se torna mais tranquila, mais feliz." (Dalai Lama)

O livro é realmente um manual para a vida como sugere o subtítulo, e nos faz refletir a cada página, nos faz enxergar que somos cúmplices dos nossos problemas e que muitas vezes somos nós quem os criamos. Um bom exemplo disso é a história citada a baixo:

"Na sua primeira consulta, um senhor de meia idade, bem tratado, trajando com elegância um austero terno escuro Armani, sentou-se com uma atitude educada, porém reservada e começou a relatar o que o trazia ao consultório. Falava bastante baixo, com voz controlada, comedida. Percorri a lista de perguntas normais, descrição da queixa, idade, formação, estado civil...
-Aquela vagabunda! Gritou ele, de repente, a voz espumava de raiva. - A peste da minha mulher. EX-mulher agora. Ela estava tendo um caso em segredo! Depois de tudo que eu fiz por ela! Aquela piranha!
Sua voz foi ficando mais alta, mais furiosa e mais cheia de veneno, enquanto ele repassava queixas e mais queixas contra a ex mulher ao longo dos vinte minutos seguintes.
A sessão estava chegando ao final, percebendo que ele estava ganhando ímpeto e que poderia facilmente continuar a falar daquele jeito por horas, tentei redirecioná-lo:
-Bem, a maioria das pessoa tem dificuldades para se ajustar a um divórcio recente, e sem dúvidas esse é um assunto do qual poderemos tratar em sessões futuras. Disse eu, em tom conciliador. -Por sinal, há quanto tempo está divorciado.
-Há dezessete anos. Completos em maio."
(Howard C. Cutler)


Mais do que um livro de auto-ajuda, de psicologia humana, ou de ensinamentos religiosos. O livro traz uma leitura que nos ajuda a crescer como seres humanos, que nos ajuda a refletir sobre nosso dia a dia, que nos ajuda a lidar melhor com as situações que nós encaramos como um problema.

3 comentários:

  1. Muito bom! Já está garantido na minha lista de compras... ;)

    Beijos !!!

    www.blogintest.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica, Antonio!
    Eu tb prefiro o livro impresso! ;)

    ResponderExcluir