Um blog criado a 4 mãos, uma parceria entre irmãs, para comentarmos sobre os livros que lemos, e compartilhar opções de boa leitura.
Escolha um livro, pegue uma xícara de café e venham me desfolhar, sintam-se à vontade.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Mitos indígenas


Título: Mitos Indígenas
Autora: Betty Mindlin
Gênero: Contos
Editora: Ática
Ano: 2006
Páginas: 146









-Era sempre  dia, até que então, a noite escapou!
-Escapou? -De onde?

-Ela vivia presa dentro de um coco! Algum curumim curioso quebrou o coco e a noite escapou! Aí o pajé teve que prender a noite num coco de novo!"
(...eu creio que isso aconteceu ao amanhecer... rs)

Esta é uma lenda indígena, daquelas que todos nós conhecemos e ouvimos desde criança. O livro traz várias destas histórias toscas criativas, inventadas pelos povos indígenas.
Cada povo, em cada parte do mundo, em cada tempo da história, tem suas respostas para explicar o ambiente que nos cerca e tudo que faz parte dele. Quem teria inventado o sol? A lua? As estrelas? De onde surgiram as pessoas? Os animais? As plantas?
E os raios, a chuva e o trovão? Os índios têm uma versão da história bem diferente da lenda nórdica de Thor e seu martelo, mas certamente não perdem em criatividade e imaginação.

Tudo aquilo que a ciência não explica o homem inventa. E quanto maior a ausência de informação, mais espaço na mente humana para fluir a imaginação em busca das respostas.
Por mais toscas que essas história possam nos parecer, vale a pena conhecer um pouco das crenças dos povos indígenas brasileiros, e de sua enorme imaginação para criar histórias.


Um comentário:

  1. ...quanto maior a ignorância, mais absurda chega a se tornar cada história. O que,numa parcela pequena da compreensão não é tão ruim não.
    Surgem histórias fantasiosas, coisas que, como disse, fazem nossa imaginação fluir, ir longe...O mundo das coisas críveis é tão chato as vezes que brisar com essas lendas e mitos nos tornam mais leves,como crianças, como sempre deveria ser...

    ResponderExcluir