Um blog criado a 4 mãos, uma parceria entre irmãs, para comentarmos sobre os livros que lemos, e compartilhar opções de boa leitura.
Escolha um livro, pegue uma xícara de café e venham me desfolhar, sintam-se à vontade.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Hiroshima


Título: Hiroshima
Autor: John Hersey
Gênero: Jornalismo, Guerra.
Editora: Companhia das letras
Páginas: 172
Ano: 2002












O livro nos leva de volta a 6 de agosto de 1946, o dia em q os EUA lança uma bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima. Depoimentos de 6 sobreviventes nos permite imaginar o horror do desastre e sua capacidade de destruição por uma perspectiva mais humana, e não apenas como mais um capítulo de guerra dos livros de história.
Cada sobrevivente conta como foi o momento da explosão e os momentos seguintes, o cenário de caos que tomou conta da cidade, as tentativas de socorrer os feridos, e como viveram dali por diante. A falta de auxilio do governo japonês, as dificuldade financeiras, sociais, de saúde, como cada um tentou reconstruir suas vidas, e 40 anos depois, como as sequelas da radiação ainda afetavam a vida dos sobreviventes e seus filhos. Depoimentos tristes, porém um bom livro, retrata os perigos das armas nucleares, as consequências da guerra e o descaso do governo para com seus civis, as principais e talvez únicas vitimas disso tudo.

A princípio a história dos sobreviventes da bomba era apenas um artigo para a revista americana "The New Yorker" lançado em 31 de agosto de 1946, porém devido ao grande sucesso, a matéria acabou se transformando em livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário