Um blog criado a 4 mãos, uma parceria entre irmãs, para comentarmos sobre os livros que lemos, e compartilhar opções de boa leitura.
Escolha um livro, pegue uma xícara de café e venham me desfolhar, sintam-se à vontade.

terça-feira, 11 de junho de 2013

O tabuleiro de damas


Título: O tabuleiro de damas (Trajetória do menino ao homem feito)
Autor: Fernando Sabino
Gênero: Biografia

Editora: Record
Ano: 2003 (edição ampliada)
Páginas: 220










"Fernando Sabino passa por um brincalhão que se diverte à custas dos outros, e que, à custa de si mesmo, diverte os outros."
Paulo Mendes Campos

Para quem não conhece Fernando Sabino, uma boa oportunidade é sua autobiografia "Tabuleiro de damas", onde ele fala de sua vida profissional; como começou a escrever, quando, porque, e as pessoas e autores que o influenciaram. Até os relatos de sua vida pessoal estão relacionados ao mundo literário; os amigos e o convívio com outros escritores, tudo relatado de maneira leve e cômica, característica indispensável do autor. Todos os seus livros tem um toque de humor, inúmeras vezes o leitor se pega rindo sozinho no meio da leitura, como se fizesse parte do ciclo de amigos na mesa do bar, como se fosse um personagem daquela história, ou simplesmente imaginando as cenas hilárias que ele descreve. Fernando Sabino não "escreve" para o leitor, ele "conversa" com o leitor.

"Escrevo porque não tenho olhos verdes. Foi Lucio Cardoso que em certa ocasião deu esta resposta numa entrevista. Não é meu caso, evidentemente. (se bem que eu também não tenha)"
"Escrevo porque me sinto descompensado em relação à realidade. Preciso de uma verdade fora de mim em que me agarrar (...) a recriação da realidade pela imaginação, através da linguagem escrita, é a maneira que tenho de me comunicar."
"Quando me sento para escrever, desde menino até hoje, vou escrever alguma coisa que não sei o que seja, justamente para ficar sabendo e que só eu posso me dizer, mais ninguém. Passo horas à procura da palavra adequada, ou do encadeamento de uma frase (...) tenho que me desvencilhar dos preconceitos, me livrar das hipocrisias, das ideias que me foram impostas, de tudo que possa tolher minha liberdade de expressão"
Fernando Sabino

Conheça mais livros do autor:
O gato sou eu
A mulher do vizinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário