Um blog criado a 4 mãos, uma parceria entre irmãs, para comentarmos sobre os livros que lemos, e compartilhar opções de boa leitura.
Escolha um livro, pegue uma xícara de café e venham me desfolhar, sintam-se à vontade.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Sobre a esperança

Título: Sobre a esperança - Diálogo
Autor: Cortella & Frei Betto
Editora: Papirus
Gênero: Sociologia
Páginas: 106
Ano: 2009 (5° edição)











O livro traz um diálogo entre o filósofo Mario Sergio Cortella e uma das importantes figuras na luta pela queda da ditadura militar no Brasil;  Frei Betto, autor do famoso livro "Batismo de sangue."
Nele os autores conversam sobre a esperança, não como mera espera, mas como desejo e expectativa de torná-la real. O que alimenta a esperança no ser humano, que nos mantém viçosos, animados, confiantes, ou seja esperançosos! Do ponto de vista teológico, psicológico e social. Assim como os possíveis motivos que levam a geração atual à viver apenas o "aqui e agora" sem se importar com o amanhã, sem alimentar esperanças como a de "um mundo melhor."
O neoliberalismo, o consumo exagerado, a falta de conhecimento histórico, a busca cada vez maior por valores materiais e não éticos, a falta de compaixão pelo próximo e da percepção de que fazemos parte de um conjunto, de uma relação recíproca, nos fazem olhar apenas para nós mesmo, apenas para o momento atual, nos levando a não alimentarmos esperanças, pois não nos preocupamos com o futuro.

"Creio que uma das razões, em algumas circunstâncias, do apodrecimento da esperança, reside no fato de as pessoas não terem contato com o resultado da obra que fazem" Cortella

"A sociedade humana deve ser o reflexo do que é uma familia. Numa familia, embora as pessoas sejam diferentes, todas têm seus direitos e suas oportunidades" Frei Betto

6 comentários:

  1. Parece ser bem interessante. Gostei!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Grazy!
    Muito interessante, vou procurar lê-lo.
    Algo em particular me chamou a atenção:
    "A sociedade humana deve ser o reflexo do que é uma família. Numa família, embora as pessoas sejam diferentes, todas têm seus direitos e suas oportunidades" Frei Betto

    Eu sempre tive em mente que a casa seria o reflexo da sociedade, e que deveríamos educar nossos filhos dentro de certos limites para que quando fossem eles os membros que formam a sociedade (de maneira ativa), serem capazes de respeitar o coletivo, o individual, as leis, etc... Após essa simples linha, penso que realmente a sociedade deveria refletir a família, onde todos são indivíduos únicos e amados e que precisam ser respeitados e tratados como tal.

    Obrigada pela dica!
    Adorei o blog, não o conhecia. Voltarei mais vezes!
    Bjs e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso Cíntia! Os pais de hoje são os responsáveis pela sociedade de amanhã, educação vem de casa, mas infelizmente vem sendo cada vez mais escassa.
      Obrigada pela visita e elogio ao blog! Te aguardo por aqui mais vezes!! ;) Bjss

      Excluir
  3. Nossa, parece ser um livro muito bom! Eu já li um do Frei Betto, infanto, acho que foi "O vencedor não está só". Gostei muito =)
    Vou adicionar esse livro na minha lista.
    Parabéns pelo blog, meninas, Boa sorte =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Teffi! ;) Eu li "batismo de sangue" dele, que tb é excelente!! Em breve posto no blog!
      Bjss

      Excluir