Um blog criado a 4 mãos, uma parceria entre irmãs, para comentarmos sobre os livros que lemos, e compartilhar opções de boa leitura.
Escolha um livro, pegue uma xícara de café e venham me desfolhar, sintam-se à vontade.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Tu carregas meu nome


Título: Tu carregas meu nome - A herança dos filhos de nazistas notórios.
Autor: Norbert & Stephan Lebert
Gênero: História, Biografia
Editora: Record
Ano: 2004
Páginas: 197










O livro "Tu carregas meu nome" traz entrevistas com filhos dos nazistas mais notórios, realizadas em 1959, pelo jornalista alemão Norbert Lebert. Seu trabalho foi retomado pelo filho 40 anos depois. Stephan Lebert procurou pelos filhos de nazistas entrevistados pelo seu pai, para uma nova entrevista, e juntando todo o material publicou o livro.
No livro os filhos dos nazistas contam lembranças da vida com o pai antes e depois da guerra, a chegada das tropas aliadas, a prisão e condenação dos pais, como a familia viveu durante esse periodo e como foi crescer com essa herança nazista; para alguns motivo de orgulho e para outros um fardo.

"Martim Bormann conta que cerca de um ano antes do fim da guerra, ele, sua mãe e irmãs foram vistar os Himmler. Subitamente Hedwig Potthast, secretaria e amante de Himmler, disse que queria mostrar-lhes algo muito interessante, uma coleção muito particuar do seu chefe. Subiu com os convidados até o sótão e abriu um cômodo. Havia mesas e cadeiras feitas de partes de corpos humanos. Numa das cadeiras, o assento era parte de ossos da bacia, toda entalhada. Outras tinham pés feitos de pernas humanas com pés humanos. Depois disso a sra Potthast mostrou um exemplar de Mein Kampf, encapada com pele de costas humana. Bormann se lembra como ele e as irmãs ficaram petrificados e chocados, e como a mãe, confusa, tentava consolá-los" Pg 92


Apesar de já ter lido absurdos piores sobre experimentos nazistas, esse trecho do livro ainda me chocou.

Martin Bormann é filho do nazista do mesmo nome, que foi secretário de Hitler. Aos 70 anos de idade durante a entrevista de Stephan para este livro, quando interrogado sobre seu pai, sobre como se sente ao ver o pai ser apresentado em livros e documentários como uma pessoa brutal e sem caráter, sobre suas perseguições aos judeus, e os crimes nazistas, ele emocionado, ele retira da carteira um velho cartão-postal amarelo, no qual o pai escrevera algumas palavras em 1943.
-Veja aqui - diz ele com lágrimas nos olhos. "Filho do meu coração. Espero poder rever-te em breve. Teu papai." Entenda - diz Bormann -, essa é a imagem que eu tenho, sendo filho, e essa imagem ninguém pode me tirar. Pg 95


Bormann filho se tornou padre, foi missionário na guerra do Congo na Africa, percorre a Alemanha dando palestras sobre os perigos do nacional-socialismo e diz que não acredita no fim dessa terrivel ideologia, em algumas localidades, principalmente no leste da Alemanha ele precisa de proteção policial. (2000)

Para o resto do mundo Martin Bormann era apenas um "pai nazista", na visão de filho é como se o pai e o nazista fossem duas pessoas distintas. Mto bom ver que nem sempre os filhos seguem os passos errados dos pais, ao contrário, luta contra tal ideologia apesar de ter sido criado nela.
A história de Martin foi a que mais gostei, o livro todo é muito bom, simples, de fácil entendimento e prende a atenção.

2 comentários:

  1. Oi. Sou a Nana do Skoob. Estou te seguindo e curtindo a sua página. Se tiver interesse em visitar e conhecer o meu blog, é este: http://nana-no-nikkichou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tem um meme para vc no blog.

    Beijokas!

    Amor literário: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir