Um blog criado a 4 mãos, uma parceria entre irmãs, para comentarmos sobre os livros que lemos, e compartilhar opções de boa leitura.
Escolha um livro, pegue uma xícara de café e venham me desfolhar, sintam-se à vontade.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Guia politicamente incorreto da filosofia


Título: Guia politicamente incorreto da filosofia
Autor: Luiz Felipe Pondé
Gênero: Filosofia
Editora: LeYa
Ano: 2012
Páginas: 223









O que me atraiu no livro foi o subtítulo "Ensaio de ironia." Na verdade o que o autor chama de ironia, eu chamo de "ser desagradável..." Mas como ele mesmo citou na introdução "Este livro é um ensaio de ironia filosófica, movido por uma intenção específica: ser desagradável"  logo o objetivo é atingido com sucesso!!! 
O autor faz o tipo ranzinza (não sei se isso faz parte do papel interpretado no livro ou se ele é assim mesmo) e isso foge um pouco da ironia e vira chatice de gente rabugenta de mal com a vida... Mas ainda assim em alguns momentos essas rabugentices me fizeram rir e em outros me fizeram pensar: "esse indivíduo deve ser insuportável pessoalmente."
Mas se ironia é dizer algo querendo dizer o contrário daquilo, devo considerar verdadeiras, o contrário de todas as opiniões do autor? O.o rsrsrs


O principal foco do livro é falar de assuntos do cotidiano atacando os "politicamente corretos" e essa mania mentirosa, falsa e hipócrita de dizer que tudo e todos são lindos, maravilhosos e uns fofos, quando na verdade não são!  Nessa parte concordo com o autor pois valorizo muito mais a sinceridade do que essa mania de querer agradar à todos só pra fazer bonito e parecer simpática. Porém discordo da maioria das opiniões por ele expressas, não achei o livro bom no sentido de aprendizado, ao contrário achei algumas opiniões do autor um tanto atrasadas... Mas o lado bom de discordar é que estimula a criatividade, nos faz pensar e criar argumentos contrários ao que está sendo afirmado e isso nos enriquece, estimula o raciocínio. 


Se você, caro leitor, tem um amigo que tem o livro, do qual você pode pegar emprestado, então leia! Mas se você está pensando em gastar seu rico dinheirinho nele, pense que existem muitos outros títulos melhores, que merecem muito mais um lugarzinho na sua estante!


13 comentários:

  1. Olha hehehe eu comprei este livro! Já li boa parte dele e não posso dizer que concordo inteiramente com o autor, algumas opiniões dele me assustaram bastante, mas achei engraçado. Como você disse a crítica ao "politicamente correto" é bem construída e acho que esse é um mal que aflinge a sociedade atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas observações dele são engraçadas msm, e rabugentas tb!! rs. Eu até concordo com a crítica ao "politicamente correto" qdo este se torna exagerado. Acho que só o termo é atual, a situação em si sempre existiu; em gdes doses eu chamo de falsidade e hipocrisia e em pqnas doses de educação e gentileza, bem pq respeitar e ter educação tb é "politicamente correto..."
      Mas enfim, é um assunto bastante interpretativo que geraria horas de conversas e trocas de opiniões... Qdo terminar de ler me diz se vc gostou!! =)
      Abçs!!
      E obrigada pela visita!!

      Excluir
  2. Obrigado pela visita e elogios ao blog Solidários.

    Parece que o blog de vcs são muito bom.

    Já estou seguindo, mas como sigo bastante e não consigo visualizar todas as atualizações via RSS, assim quando pintar novidades é só dar um toque que vemho ler.

    Abraços

    Sturt Silva

    Um dos editores do blog Solidários - ACJM/SC...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço Sturt!
      Achei seu blog por acaso e gostei mto do conteúdo, vou sempre dar uma passada por lá, e qdo tiver novidades por aqui te deixo um coment avisando!!
      Obrigada pela visita!! =)
      Abçs

      Excluir
  3. Flor, gostaria de avisar que a URL do meu blog mudou! Passou de luenealves.blogspost.com para
    http://instituicaojovensprodigios.blogspot.com.br/

    Dê uma passada porque está rolando uma promoção!
    Beijos =D

    ResponderExcluir
  4. Oie...
    Tudo bom?
    Eu já tinha visto a capa deste livro mas nunca li nada sobre ele... Curti a sua resenha....

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer e se puder segui-lo ficarei muito grata... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Lylu!! A capa do livro é mais atraente do que o conteúdo... rs. O designer dele é bem bacana, chama a atenção.
      Já dei uma passada no seu blog e estou te seguindo lá!! =)
      Bjs

      Excluir
  5. opa eu vi o recado q vc deixou no meu skoob e vim ver seu lbog
    ^^ adorei e estou seguindo
    tb tenho um blog q fala de literatura
    se qusier seguir fique a vontade
    e essas dias terá sorteio de kits e de livro entao se qusier participar tb fique a vontade ashuahushus
    ei eu nao conhecia esse livro nao viu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lançamento Alice!! Vc já deve ter visto e não reparou.
      Já visitei seu blog e estou te seguindo!
      Obrigada pela visita e pelo coment!! =)
      Bjs

      Excluir
  6. Ok! Gostei tem bastante dicas de leituras. Estou aqui para fazer um visitinha, estava te devendo e aproveitei para curtir o face e te seguir no blog, como prometido! Sucesso no teu blog!

    ResponderExcluir
  7. Ola, olha eu aqui de novo hehehe, terminei de ler o livro hoje. Tirando a linguagem dele, um pouco direta, acho que só não estamos acostumados a pessoas assim e nos assustamos, tirando isso achei a critica dele válida. Aconselho as pessoas a lerem, apesar que tem que ter estômago forte para ler.
    Muito boa a resenha, lerei outras aqui para ver se tem mais algum livro que eu interesso!

    ResponderExcluir